terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Estrelinha rumo a elite do furebol capixaba !!!


O Estrela do Norte deu o seu pontapé inicial para retornar à Primeira divisão do Campeonato Capixaba de Profissionais, ao vencer sábado - no Sumaré - o Unidos de Calçados por 2 X 1, sendo um dos gols asainalados pelo jovem William Simões (na foto dando entrevista Alissandra Mendes do programa Planeta Esporte da TV-Sul de Cachoeiro), que é um craque formado nas divisões de base do Projeto Nossa Criança Basiléia, dirigido pelo médico Dr. Abel Santana Junior.
* Apesar do Paulo Renato Fonseca ser Cachoeiro FC, nas horas vagas, ele acompanha de perto o Estrelinha.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Maurício é gente da terra!


Sempre atento o colunista Maurício Prates, forte candidato a Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2008, o grande homenageado de todos os anos na Festa de 29 de Junho da Capital Secreta, deu esta nota em sua coluna de A Tribuna:


"E VAMOS À LUTA!Não é bairrismo, e sim uma constatação. O povo cachoeirense está sempre alerta às coisas da terra. E briga por elas. Aquele Presídio de Segurança Máxima anteriormente previsto para a Capital Secreta vai para Brasília. *** A informação aparece no site do Ministério da Justiça (http://www.mj.gov.br/): “A quinta penitenciária federal será erguida no Distrito Federal. A unidade, que pode ter as obras iniciadas ainda este ano, fechará o primeiro ciclo do sistema penitenciário federal. A informação foi divulgada pelo diretor do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), Maurício Kuehne”.
Nossos parabéns ao conterrâneo Maurício que está compeltando 13 anos com a sua produção musical pela Rádio Tribuna FM de Vitória e 10 anos de colunismo em a Tribuna.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Vera Cruz, o filme!


Alô Oleari, se o Geraldo Sobroza não enviar, lá dos "isteites" uma cópia do filme Vera Cruz, faroeste que fez a estréia do saudoso Cine Teatro Broadway, em Cachoeirl, não se preocupe, já providenciamos uma para você e, quando visitar a Capital Secreta, faremos a entrega solene da fita - quer dizer DVD.

Parabéns Paulo Renato !!!


Como nossa coluna no ES-FATO só voltará a ser editada dia 8, registramos - aqui no Blog - nosso fraterno abraço para o veterano camarada Paulo Renato Fonseca, pela passagem da sua data natalícia dia 5 do corrente, em Guarapari, onde recebeu os mimos da esposa HELENICE, OS DOIS FILHOS (EDUARDO E PAULO FILHO) AS NORAS FLAVIA E Mª LUCILIA, BEM COMO OS NETOS (RAYSA, JÚLIA, EDUARDA E FLAVINHO) , ALÉM DA PATRICIA (FILHA DO PAULO CAETANO) E DO FILHO DELA O MATEUS.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Confraria Rasga-Pão chegando...

Olha aí, lá do Rio de Janeiro, o atiliense Felipe (filho de Marapé) resgatou as nossas postanates do blog e soltou esta:

muito bom rever, mesmo que por vias internéticas, Tolete e Toninho Miranda, figuraaaças de minha mais elevada estima (e eles têm a devida noção do quanto eu os estimo).E é muito bom revê-los, neste blog, sobretudo, porque há um extenso hífen geográfico que me separa desses autênticos representantes da Pátria-Amada-Rasga-Pão (também sou de lá!), já que, atualmente, moro no Rio de Janeiro, onde curso jornalismo.Parabéns, enfim, pelo teu blog, Elyan! (Sucesso!)PS - Especulando que você tenha em teus arquivos, para além dos mistérios cachoeiranos e marapeanos, crônicas do Toninho, te sugiro, modestamente, que publique algumas delas. "
Valeu Felipe, segue a crônica "Se Meu amarelinho Falasse..."

DON OLEARI vem aí !!!!


Parece até campanha do Governador Chiquinho, mas não é... -É mesmo o anúncio de que o jornalista Osvaldo Oleare, à convite do bom de bola Paulo Renato Fonseca fará uma visita à Capital Secreta do Mundo depois do carnaval.

E o veterano mestre das letras terá como anfitrião, ninguém menos que o Prefeito da cidade, Roberto Valadão que faz questão de lhe preparar (ele próprio) uma esperta "moqueca" - Na coluna nossa de cada dia no jornal ES-FATO, edição de amanhã, está assim anunciada a ilustre visita daquele escriba, - que também terá jornalista César Herkenhoff (foto) como anfitrião.




Agenda * O jornalista Osvaldo Oleare ( www.donoleari.blogspot.com)
deverá estar na Capital Secreta, depois do Carnaval, vindo acompanhado do nosso dileto amigo Paulo Renato Fonseca. Ao saber da visita, o Prefeito Valadão adiantou que ele próprio vai preparar uma moqueca para o veterano colega de imprensa que trará “pinga” especial presenteada pelo Senador Camata. - Naquela mesa não deverá faltar, claro, o seu ex-companheiro de rádio e jornal, o César Herkenhoff !
(Legenda: Seja bem-vindo, Oleare!)

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Parabéns, Trevisan!

Em qualquer ponto dessa ilha Vitória, o jornalista e compositor cachoeirense Luiz Trevisan aniversariou dia 24 último e registramos a data em nossa coluna no jornal ES-FATO. Ele não viu, mas o repórter Ilauro de Oliveira, editor do "site" ATENAS fez questão de comunicar-lhe e então ele mandou este recado:
“Pelo menos o colunista social da capital secreta lembrou do meu cinqüentenário, próximo do sexagenário, mas ainda com munição. - Hasta la vitória, siempre!”

Não façam isso com um fusquinha...


Para quem tem saudades, como eu, do meu fusquinha amarelinho, fica triste ao dar de cara com um anúncio como este, pinçado de algum canto desta imensa Net...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Niguém acertou...

E parece que ninguém se habilitou em ganhar o quibe do "Bar Acaiaca" do "Sêo Fidelis".
Bem, o filme que marcou a estréia do cine Cacique foi "Tarde demais para esquecer" com Cary Grant e Deborah Kerr e o cantor da trilha "An affair do remember" era Vic Damone.

PS-01. Nesta segunda, tivemos o prazer de receber comunicação de dois veteranos colegas conterrâneos: o jornalista Luiz Trevisan e o radialista José Roberto Mignone.

PS-02. Na manhã de domingo, quase que colocamos o papo em dia com o músico e radialista Ruy Guedes ( não aprendeu ainda lidar com a Net) e com o comentarista Sassá Maravilha, o mesmo que foi gerente do Cine Cacique.

PS-03. E o José Caldas, hein, reapareceu na assessoria de imprensa doTribunal de Constas. Bom trabalho, desejamos ao companheiro alegrense!!!

sábado, 26 de janeiro de 2008

Alerta cinéfilos cachoeirenses!!


Até que pegou bem a lembrança do Cine Broadway e nos animou. Cachoeiro foi ter de ter cinco cinemas:Broadway, Cacique, São Luiz, Santo Antonio e Eldorado (este na Rua Virgínia, hoje Igreja Presbiteriana), isto muido depois do lendário Cine Central, hoje requintado restaurante Belas Artes, mas pontos de encontro mesmo eram os dois primeiros. Da casa de Chico Abrahão já fizemos teste, agora vamos ao Cacique, na Rua Capitão Deslandes, coração da cidade, local que - agora - abriga o poderso Bradesco. - Quem se lembra do filme que inaugurou o Cine Cacique, dos cabeças do elenco e do cantor da trilha sonora ? Cartas prá redação ! - Vale um quibe, pena que não seja da Lanchonete Acaiaca (do saudoso Manoel Fidélis Faria, o "Sêo Fidélis") que abastecia os frequentadores do Cine Cacique, para o qual chegamos até a editar um tablóide semanal "O Cacique", época do seu gerente Sassá Maravilha (foto).

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Mistérios Cachoeiranos


Já que estamos com o Toninho Miranda no gatilho, vamos disparar um dos seus capítulos da série "Mistérios Cachoeiranos" publicado em 03/02/01 na Folha do ES:


"Por que o cantor e compositor Jards Macalé, depois de penar oito horas do Rio a Cachoeiro., num Fuusca (furou pneus duas vezes) emprestado pelo inesquecível Joel Silva Souza, o Professsor, e guiado pelo Gilson Alumínio, recusou-se a cantar sentado no vaso sanitário posto pelo Paulinho Bundinha no palco da Casa do Estduante, em 1977, no show SORRISO DE VERÃO, ao contrário do que fazia na montagem carioca do espetáculo?"

Olha o Toninho aí geeennnteee!


E não é que o Toninho Miranda também descobriu o nosso blog?!? Olhaí o que mandou prá nós:


Prezado Elyan, obrigado pela fidalguia e pelo carinho de sempre. Onde conseguiste esta foto? Depois que desativou seu orkut, perdi contato com você e só agora descobri seu blog, lendo - como sempre - a coluna no ES de Fato. Parabéns, obrigado pela menção ao Amarelinho e um fraterno abraço do Toninho Miranda

PS - Depois do carnaval, visitarei o Boulevard Aquidaban, pra botar o papo em dia.


PS. A foto foi tirada no Clube da Seresta pela Ana Bandeira, fotógrafa da retumbante equipe do nosso ELYAN BLOGGER, na mesma noite em que o folclórico TOLêTE(foto) comemorava aniversario e fazia o seu shwozinho em homenagem a galera da Confraria Rasga Pão.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

De Nova York para o Broadway de Cachoeiro


- Nooooossssssa, como este mundo é pequeno!! - E não é que um único leitor deste nosso modesto "blog" acertou o nome do "hit" que era a música-prefixo das sessões do Cine Teatro Broadway. - Alias, ele foi o único participante e único acertador desta nossa primeira enquete sobre os idos tempos cachoeiranos (como diria o jornalista Toninho Miranda).

Mas esta mini participação não nos deixa nem um pouco desanimados com o sucesso da promoção, isto porque o nosso menino-pródigo participante não é ninguem menos do que o cachoeirense GERALDO SOBROSA, sogro do radialista José Roberto Mignone, pai da Monka, que - imaginem - de Nova Iorque (EUA mesmo), onde esta radicado, enviou a resposta certa:

"STRING OF PEARLS", com a Orquestra de Grenn Miller. - Geraldão, como não estipulamos premio para os acertadores, você é nosso convidado para um chopinho na Churrascaria River´s Grill às margem do Rio Itapemim, aqui, na Capital Secreta do Muuuuundo (a repetição é por conta do Osvaldo Oleari que nunca assistiu "Vera Cruz" com Gary Cooper.
*. Na ilustração o elegante recepcionista, desde a fundação do Cine Broadway, o Sr. Antônio Matias que, hoje, ainda conta muitas histórias "da cinema" de Chico Abrahão. (foto de GUILHERME, meu pai)

domingo, 20 de janeiro de 2008

Olha o Toninho aí !!!



Mal postei o PS sobre o colega Toninho Miranda que a nossa fotografa-colaboradora, a Ana Bandeira, nos revela - através de belo flagrante - que "descobriu" o escriba, comandando animada mesa de pista, com grupo da confrafaria de Marapé, no "Clube de Serestas Helvécio Pinheiro", em meio a uma badalada noitada em comemoração ao aniversário da figura folclórica e fantástica daquela terra - hoje, Atílio Vivacqua - que é o gente boa "Tolête" , homem que abre e fecha os expedientes diários do Bar Kantim. - Só faltaramà ágape "rasga-pão" este repórter, o narrador Dailton Dessaune e o Coronel Dias, pois até o showman Zé Lopes pintou para uma "canja " especial na casa dirigida pelo Edgard Pinheiro. - Breve, aqui, uma foto do também cantante "Tolête", o astro-show de Marapé!

A "new face" de Osvaldo Oleari


Em seu "blog", o mago das letras, paladino-jornalista Oswaldo Oleari (OO) resolveu anexar sua nova foto (anexa) que provocou algumas gozadeiras, tendo um amigo que chegou a chamar-lhe de Papai Noel com conjuntivite. - De minha parte a foto só nos trouxe boas lembranças, pela camiseta que ele usa na chapa, e então envei-lhe este recado:
Mestre Don Oleari,

Na minha modesta opinião, a sua foto no titulo do blog está ótima e o que mais me agradou nela foi a sua camiseta que - me parece - ser do Saldanha da Gama, clube que frequentei e por quem torci (cheguei a treinar volibol) na minha época de acadêmico na capital. - Gostei também porque lembrou-me do meu saudoso padrinho de batismo, o bancário (Crédito Real) Lauro Torres que presidiu o clube do Forte São João com suas vesperais dançantes promovidas pelo colunista social Heraldo Brasil com as famosa "eletrolas" do Jairo Maia, ou mesmo com o conjunto do João Virgílio, onde tocavam dois cachoeirenses, o cantor Dodô (jornalista Deolindo Álvaro Tavares) e o acordeonista (já falecido) Waldir de Oliveira. Valeu mesmo, por tantas boas lembranças...

"Se o amarelinho falasse"


Em janeiro de 2001, quando roubaram meu fusquinha amarelo ano 80 - bem em frente à casa de minha irmã, em Marataízes - que foi a minha querida "limusine" durante vinte anos, meu xodó mesmo. - Com certeza (em palavras de hoje) fiquei inconsolável, pois era o meu bicho de estimação que tinha tudo que se poderia sonhar em acessórios, até rodas de magnésio, toca-fitas TKR (auto reverse) e bancos reclináveis. Então, entre os muitos amigos que me consolaram estava o jornalista Toninho Miranda que publicou uma crônica denominada "Se o amarelinho falasse", na qual ele o compara ao "Herbie" dos estúdios da Disney e que, "ingloriamene acabou nas páginas policiais".

E Miranda disparou em suas linhas : "embora abstêmio (Epa!!!), de tanto caronear o saudoo Paulo Garuth e este foca, felizes confrades do Elyan nos bons tempos de "A Gazeta" "AT ribuna", o carrinho gostava mesmo era de bater ponto no Bar do Auzílio (Museu da Cachaça) e na esquina do CDM (em frente ao Broadway), com uma vantagem : jamais cometeu uma inconfidência sequer".

PS 1: Falando em Toninho Miranda, amanhã aqui no blog, um dos capítulos da sua série "Mistérios Cachoeiranos" focalizando um show de Jards Macalé, em Cachoeiro.
PS 2: Toninho anda meio sumido - agora nobre jurista -, nas horas de folga visita sua confraria em Marapé para colocar o papo em dia com seus diletos cnterrâneos.

Qual era o prefixo do Cine Broadway?


O que nos despertou para levantar esta pergunta-teste foi uma antiga matéria da coleguinha Célia Ferreira, hoje assessora de imprensa da Câmara Municipal, para uma revista já extinta de nome "Anúncio"focalizandoo lendário Cine Teatro Broadway, que já foi igreja evangélica e, hoje, abariga renomada loja de departamentos. - A repórter entrevistava duas figuras no saudoso BAR CDM - em frente ao cinema - : Aúa e Homero Menicucci que não se lembraram do "hit" americano que era que era o sinal de início das sesseões do palácio de Francisco Abrahão. - O Cine Broadway, com 1159 postronas estofadas, foi fundado em 20 de abril de 1956 com o filme "Vera Cruz", um faroeste estrelado por Gary Cooper e Burt Lancaster e até o Governador Carlos Lindenberg veio participar da estréia, época do Prefeito Antonio Penedo, do vereador Osvaldo Secchin e do Frei antonlin Rodrigues. - Amanhã traremos a resposta certa, aquino ELYAN Blogger.
(Na foto Abrahão com a vedete de teatro-de-revista Nélia Paula, da Cia. de Colé, uma das atrações do palco do cinema cachoeirense).

Nossa coluna diária no ES FATO.


Nossa coluna diária de atualidades sociais e culturais é publicada no jornal ES-FATO de Cachoeiro de Itapemirim (ES) que tem o seu site: http://www.jornalfato.com/, sob a direção de Wagner Santos. Nele basta clicar em nossa logomarca para visualizar nossas matérias.

Difusora de Cachoeiro no " Maraca"

Elyan Peçanha (E), William Lima (C) e Glauber Coelho (E), em transmissão da Rádio Difusora AM, de Cachoeiro, no Maracanã.

Bons tempos no MARACANÃ

Nessa época ainda nem havia cobertura para os repórteres do interior no Maracanã e a gente trasmitia em local sobre as cabines oficiais. Valia mesmo a pena, pois não existia ainda a SKY, nem os jogos era levados ao vivo pelas TVs abertas e além do mais, as rádios do Rio pegavam em Cachoeiro, sòmente no início da noite. Assim, a audiência das emissoras cachoeirenses eram ótimas. Neste flagrante, aí estamos (E), em pleno "Mário Filho" ao lado do narrador William Lima e do então diretora da Rádio Nova Difusora-AM, o Glauber Coelho, ambos - hoje - Secretários Municipais do Prefeito Valadão: de Esporte/Cultura e Saúde, respectivamente. - Na equipe, tínhamos ainda os saudosos Pauo Garruth, Jardel Teixeira e Luiz Noventa; e mais: Luiz Carlos Santana, Biro Biro, Solimar Cagnin, João Cardoso (Feijão) e então jovem plantonista Orlando Luiz.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Este é o showman Zé Lopes



Este é o nosso (cachoeirense) Zé Lopes, showman, em foto colhida pela nossa efetiva colaboradora Ana Bandeira, no seu recente show realizado "Clube de Serestas Helvécio Pinheiro", na Capital Secreta do Mundo, que ficou totalmente lotado. O próximo show do incrível Zé Lopes será na próxima sexta-feira (25), na Pérola do Sul (Marataízes), no MAMELUCO Jump Bar.

Zé Lopes vai baixar em Marataízes

Os shows do cantor cachoeirense Zé Lopes são sempre impreevisíveis. Ele sempre traz uma nova carta na manga para surpreender seus incontáveis fãs. Noite destas ele "fechou o tempo" no Clube de Serestas "Helvécio Pinheiro" (Aeroporto, em Cachoeiro) e foi de "botar gente pelo ladrão. Agora, na próxima sexta-feira (25), numa iniciativa do Projeto Mesa de Bar (da cantora Elô Pereira), Zé Lopes vai baixar todos os seus santos da melhor MPB, numa casa de Marataízes chamada Mameluco Jump Bar. - As mesas podem ser reservadas por R$ 100 reais no local.

Ao Mestre Don Oleari, com carinho...

Devo confessar que estou, agora, aqui neste espaço da NET, graças ao incentivo do veterano amigo Paulo Renato Fonseca (aquele mesmo do almoço oferecido ao então Presidente da CBF oão Havelange) que me alertou sobre o "blog" do jornalista Oswaldo Oleari que sempre admirei de longe, quando estatudante da FAFI, na capital e, depois, como repórter esportivo da Rádio Cachoeiro (com José Roberto Mignone e o seu tio Zé Américo) e jornalista correspondente aqui em Cachoeiro, ao lado do saudoso Paulo Roberto Garruth, tanto em A Tribuna como em A Gazeta (épocas de Marien Calixte, Luiz Eduardo Nascimento, Alvaro José Silva, José Caldas, para citar alguns).- E foi assim, minha dileta mulher Vera e o filho Tenente BM Guilherme (meus dois leitores, por enquanto) que passei a acionar o "blog de Don Oleari e acabei também fazendo o meu registro e aqui estou dando minhas primeiras pinceladas. Ao mestre das letras, Don Oleari obrigado, pelo belo modelo de comunicação virtual que acabei descobrindo.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Alô gente amiga: estamos no ar!

Alô gente amiga da NET. Estamos fazendo a nossa estréia com este Blog e esperamos ter uma boa acolhida de todos. aos poucos vamos incluir alguns lances de minha coluna diária com fotos e tudo mais. Aguardem. Grato, Elyan Peçanha